Baxter é a empresa de saúde mais verde do planeta de acordo com revista Newsweek

Ranking de sustentabilidade das 500 maiores empresas do mundo elege a Baxter pelo segundo ano consecutivo

A Baxter é considerada pelo segundo ano consecutivo a empresa americana ‘mais verde’ no segmento de saúde, de acordo com o Green Ranking 2011 promovido pela revista Newsweek (EUA). A premiação anual analisa as 500 maiores empresas cotadas em bolsa, nos Estados Unidos e no mundo, seguindo critérios de gestão (políticas, iniciativas, transparência etc.), capitalização de mercado e número de funcionários. No ranking geral global, considerando as empresas de todos os segmentos listados, a empresa ocupa a 24ª posição e no ranking geral dos EUA está na quarta colocação, atrás apenas da IBM, Hewlett-Packard e Sprint Nextel.

Outro reconhecimento na área foi a nomeação, pelo décimo ano consecutivo, como empresa líder na categoria “Produtos Médicos” do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones 2011-2012 (DJSI World) – este é o 13º ano em que a empresa é listada no índice. “Na Baxter, a sustentabilidade integra as responsabilidades sociais, econômicas e ambientais às prioridades de negócios da empresa, esforços que apoiam a missão de salvar e prolongar vidas. Diante disso, entendemos sustentabilidade como uma estratégia de longo prazo para equilibrar oportunidades de negócio com as nossas responsabilidades”, argumenta Mario Ciardelli, diretor geral da Baxter Hospitalar no Brasil.

Além de demonstrar o compromisso com a responsabilidade corporativa, as iniciativas de sustentabilidade agregam valor significativo ao negócio e se refletem desde a forma de atrair e reter talentos até a redução de custos operacionais. “A Baxter possui nove prioridades de sustentabilidade com metas correspondentes, divididas em três categorias. As áreas social, econômica e ambiental refletem as questões que são mais concretas para nós e nas quais estamos posicionados de forma única para exercer um impacto positivo”, completa Ciardelli.

O Green Ranking é o ranking global ambiental mais completo, resultado de um levantamento quantitativo e qualitativo, das principais organizações de investigação ambiental do mundo. Dentre as métricas avaliadas estão: emissões dos gases que provocam o efeito estufa; nível do consumo de água; e geração de resíduos sólidos. Os especialistas também avaliam a consistência e transparência dos relatórios de sustentabilidade, valorizando a qualidade das políticas, programas e iniciativas ambientais das empresas, bem como os respectivos produtos e serviços.

Sobre a Baxter

A Baxter é uma empresa global e diversificada da área da saúde que desenvolve, fabrica e comercializa produtos de biotecnologia e terapias especializadas para hemofilia, doenças renais, distúrbios imunológicos, trauma e outras condições clínicas críticas. Com 80 anos de atuação no mundo, conta com 47 mil colaboradores em mais de 100 países. No Brasil, iniciou suas atividades em 1960.

No Brasil a Baxter Hospitalar possui as certificações ISO 9001:2000 pelo seu sistema de gestão da qualidade; ISO 14001, pelos programas de proteção do meio ambiente e OHSAS 18001, relacionado à saúde ocupacional e segurança do trabalho. Em 2006, a Baxter Hospitalar recebeu dois prêmios relacionados ao consumo de água: o 1º Prêmio Fiesp de conservação e reuso de água; e um prêmio concedido pela Baxter Internacional à subsidiária que mais se destaca nesta prática.

Informações à imprensa:
Burson-Marsteller Brasil
Érica Sato | erica.sato@bm.com | 11 3040-2406 Natália Fernandes | natalia.fernandes@bm.com | 11 3094-2247 Fabiana Delgado | fabiana.delgado@bm.com