Baxter e Coherus Biosciences anunciam colaboração

DEERFIELD, Ill., e Cidade de REDWOOD, Califórnia, 03 de Setembro de 2013 – A Baxter International Inc. (NYSE: BAX) e a Coherus Biosciences, Inc. anunciaram hoje que entraram em uma colaboração exclusiva para desenvolver e comercializar um biossimilar ao etanercepte para a Europa, Canadá, Brasil e outros mercados. Além disso, o acordo permite a expansão da colaboração para incluir outro produto. Biossimilares destinam-se a serem usados no lugar de biológicos existentes, renomados, para tratar uma variedade de doenças muitas vezes crônicas e que ameaçam a vida e têm o potencial para reduzir os custos e expandir o acesso do paciente.

Pelo acordo, a Baxter fará um pagamento inicial de US$ 30 milhões. A Coherus conduzirá o desenvolvimento e a Baxter fará pagamentos de até US$ 216 milhões condicionados ao alcance de desenvolvimento e eventos regulatórios. O acordo também prevê o desenvolvimento e comercialização de um biossimilar alternativo para o etanercept, enquanto aguarda o resultado dos dados clínicos.

"A colaboração nos permite firmar uma parceria com uma empresa que traz capacidades demonstradas com potencial para suportar a entrada acelerada da Baxter no mercado de biossimilares. Esta colaboração e o relacionamento contínuo da Baxter com a Momenta expande o pipeline de terapias inovadoras, que agora inclui vários biossimilares nas áreas de imunologia e oncologia", diz Ludwig Hantson, Ph.D., presidente da divisão de BioScience da Baxter. “Como líder estabelecido em biológicos, nós estamos ansiosos para entrar no mercado com tratamentos com biossimilares, o que vai ampliar o acesso dos pacientes aos cuidados médicos".

"Estamos satisfeitos com a parceria com a Baxter, uma empresa de saúde premium que compartilha nosso compromisso estratégico com biossimilares", diz Denny Lanfear, CEO da Coherus. "Este acordo confirma ainda mais nosso modelo único de negócio e capacidade de desenvolver globalmente produtos desde a concepção até a aprovação."

Sobre a Baxter International Inc.

A Baxter International Inc., através de suas subsidiárias, desenvolve, fabrica e comercializa produtos que salvam e prolongam a vida das pessoas com hemofilia, distúrbios imunológicos, câncer, doenças infecciosas, doenças renais, trauma e outras condições médicas crônicas e agudas. Como uma empresa global e diversificada de saúde, a Baxter aplica uma combinação única de experiência em dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e biotecnologia para criar produtos que avançam o cuidado ao pacientes em todo o mundo.

Sobre a Coherus Biosciences

A Coherus Biosciences é empresa de biossimilares sediada na área da baía de San Francisco. A empresa foi fundada por um grupo de pioneiros da biotecnologia reunidos pela visão compartilhada de usar de sua experiência e conhecimento para aumentar o acesso global dos pacientes a medicamentos biológicos que trazem melhor qualidade de vida. Da concepção à comercialização, o modelo de negócios único da Coherus potencializa um consórcio estratégico de prestadores de serviços-chave alinhados através de propriedade e incentivos compartilhados. Parcerias globais da Coherus incluem BioFarma de alto nível na Europa, Ásia e América Latina, buscando o desenvolvimento integrado e comercialização de produtos que representam mais de US$ 35 bilhões em vendas atuais. Para obter informações adicionais, visite www.coherus.com.

Este comunicado inclui declarações prospectivas relativas a um acordo de desenvolvimento e comercialização entre a Baxter International Inc. e a Coherus Biosciences, Inc., incluindo as expectativas em relação a pagamentos e metas. As declarações são baseadas em suposições sobre vários fatores importantes, incluindo o seguinte, o que poderia causar que resultados reais difiram materialmente daqueles contidos nas declarações prospectivas: satisfação dos requisitos regulatórios e outros; ações de órgãos reguladores e outras autoridades governamentais, os resultados de ensaios clínicos, mudanças em leis e regulamentos, a qualidade do produto ou problemas de segurança do paciente e outros riscos identificados nos mais recentes documentos da Baxter no Formulário 10-K e outros arquivamentos SEC. A Baxter não se compromete a atualizar as declarações prospectivas.