Baxter é a vencedora do 21º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

Comprometimento da Baxter com a preservação de recursos naturais é reconhecido com projeto de redução de emissões de CO2 no transporte de matéria-prima e produto acabado.

A Baxter, empresa global de saúde, foi a vencedora do 21º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, na categoria de indústria de médio e grande porte, entregue no dia 09/06 na sede da instituição em São Paulo. Com o projeto Gestão de Recursos Naturais, a empresa demonstrou o trabalho desenvolvido com foco na redução do impacto das atividades da corporação no meio ambiente. O prêmio foi promovido pelo Departamento de Meio Ambiente da entidade e recebeu a inscrição de 24 cases.

As iniciativas, que envolveram as áreas de Operações de Manufatura e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), tinham como fim minimizar o consumo de recursos naturais com o programa Energia Lean e reduzir as emissões de CO2 no transporte de matéria-prima e produto acabado. Foram contabilizados cerca de 150 projetos com foco específico na redução do uso de recursos e economias significativas.

Para Daniel Caspar Coelho, Diretor de Manufatura, o prêmio foi o reconhecimento de um trabalho e dedicação de longo prazo, com foco nos indicadores para avaliar o consumo de água, de energia elétrica, de gás e até de matéria-prima por unidade produzida. “Ações ambientais não são apenas projetos, mas investimentos já que, mesmo com reduções, é possível produzir ainda mais”, diz. Ele ressalta que os benefícios não são apenas para a qualidade dos produtos, mas também colhidos pelas pessoas envolvidas. “Esses hábitos e ações são levados pelas pessoas por toda a vida”, afirma.

Todos os projetos implementados reafirmam a importância do tema para as operações da empresa, um compromisso da Baxter em todo o mundo e uma prioridade na forma como conduz seus negócios. A preocupação como cidadã corporativa global é uma resposta às prioridades sociais, ambientais e econômicas da companhia. Para Piero Novello, General Manager da Baxter no Brasil, a Baxter procura incluir a sustentabilidade a longo prazo em seus negócios, o que expressa a preocupação com o meio ambiente, com as gerações futuras e com o bem estar dos funcionários. “Tão importante quanto o ponto de vista financeiro, queremos garantir oportunidades de continuar salvando e prolongando vidas nas comunidades em que atuamos com o menor impacto ambiental possível e buscando alternativas alinhadas às estratégias corporativas”, diz.

Sobre a Baxter

O compromisso da Baxter com a sustentabilidade se estende por mais de três décadas. A empresa está incluída no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, e foi reconhecida pela revista Corporate Responsibility como uma das 100 Melhores Cidadãs Corporativas e pela Point of Light e Bloomberg pelo envolvimento com a comunidade no Civic 50. A empresa adota os princípios Ceres e é um Organizational Stakeholder da Global Reporting Initiative. Para mais informações sobre os programas de sustentabilidade da Baxter e desempenho, visite baxter.com/sustainability-report.

A Baxter International Inc., através das suas subsidiárias, desenvolve, fabrica e comercializa produtos que salvam e prolongam vidas de pessoas com hemofilia, distúrbios imunológicos, câncer, doenças infecciosas, doenças renais, traumas e outras condições médicas crônicas e agudas. Como uma empresa de saúde global e diversificada, a Baxter aplica uma combinação única de experiência em dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e biotecnologia para criar produtos que melhoram o cuidado dos pacientes em todo o mundo.

Com mais de 1.200 funcionários alocados em quatro unidades, a Baxter tem mais de 50 anos de Brasil. No país, produz soluções intravenosas, bolsas de sistema fechado e acessórios para infusão de medicamentos. A subsidiária brasileira fabrica também soluções de diálise e alguns dispositivos para esta terapia.

Mais informações em http://www.latinoamerica.baxter.com/brasil/