Fábrica da Baxter comemora 40 anos em São Paulo

Inaugurada em 1977, a fábrica da Baxter Hospitalar completa 40 anos de inovação dedicados a salvar e prolongar vidas.

São Paulo, 01 de junho de 2017 – Como uma empresa de saúde global e diversificada, a Baxter emprega uma combinação única de experiência em equipamentos médicos e produtos farmacêuticos que proporcionam cuidados a pacientes em todo o mundo. Após iniciar suas operações no Brasil ainda na década de 60, a multinacional americana inaugurou, em 1977, uma fábrica que, anos depois, se tornaria um dos principais centros de operação da empresa no mundo.

Localizada no bairro de Interlagos, em São Paulo, desde sua inauguração, a fábrica da Baxter já mostra seu pioneirismo em inovação e entrega de produtos de qualidade para os brasileiros. A história teve início com operações dedicadas apenas a produção de dialisadores e acessórios para transfusão de sangue, em seguida foram iniciadas as produções de soluções e dispositivos para diálise peritoneal, acessórios para infusão de medicamentos e bolsas de sistema fechado.

Com um sólido histórico de inovações para atender às necessidades críticas e ajudar a melhorar o acesso, a qualidade e a eficiência nos cuidados de saúde no Brasil, a fábrica brasileira é hoje uma das campeãs de produtividade no universo da Baxter e reconhecida por práticas ambientalmente responsáveis.

Recentemente, como resultado dos constantes esforços direcionados a utilização eficiente e responsável de energia, foi a primeira fábrica farmacêuticas/saúde a conquistar o certificado ISO 50001 no país.

Marcos principais da Baxter no Brasil

1960 - Começo da operação de distribuição;

1977 - Abertura da fábrica em São Paulo para produzir dialisadores e acessórios para transfusão de sangue;

1980 - Introdução da terapia de diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC) no Brasil;

1983 - Início da produção local das soluções de DPAC;

1993 - Lançamento das primeiras bolsas plásticas flexíveis para soluções intravenosas;

1994 - Primeira empresa de saúde na América do Sul a receber a certificação ISO 9001 e início da produção de soluções intravenosas;

1998 - Abertura de nova fábrica, ocupando uma área de 12.500 m²;

1999 - Lançamento da HomeChoice no mercado brasileiro;

2000 - Recebeu a certificação ISO 14001, renovado nos anos seguintes e Prêmio de Excelência Operacional da Baxter International;

2002 - Recebeu a certificação OHSAS 18001;

2006 - Recebeu o primeiro lugar do prêmio para preservação e reutilização da água da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em reconhecimento de programas de conservação de água;

2008 – Início da expansão da capacidade produtiva com o objetivo de atender a demanda crescente em função da regulamentação do Sistema Fechado, setor no qual a Baxter é pioneira;

2009 – Implementação de novas tecnologias de produção de bolsas provenientes do desenvolvimento interno na Baxter, assegurando maior qualidade e segurança dos processos. Recebeu menção honrosa no Prêmio Ambiental da FIESP;

2011 – Prêmio Proteção Brasil pela Revista Proteção; Prêmio Bumerangue Segurança pelo Sindusfarma; Prêmio Nacional de Automação concedido pela GS1 Brasil como primeira indústria da área médica hospitalar a aplicar o conceito de Datamatrix em seus produtos;

2013 – Premiação interna de Melhor Programa Lean e de Melhor Programa de Redução de Custos da América Latina da Baxter;

2015 – Vencedora do 21º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental em reconhecimento as boas práticas corporativas em ações sustentáveis;

2017 – Primeira fábrica do setor de empresas farmacêuticas a conquistar o certificado ISO 50001 no país.

Sobre a Baxter

A Baxter oferece um amplo portfólio de produtos renais e hospitalares essenciais, incluindo diálise domiciliar, aguda e em centros; soluções IV esterilizadas; sistemas e dispositivos de infusão; nutrição parenteral; produtos biocirúrgicos e anestésicos; e automação, software e serviços farmacêuticos. O impacto mundial da empresa e o caráter fundamental de seus produtos e serviços desempenham um papel importante na expansão do acesso aos cuidados de saúde em países emergentes e desenvolvidos. Os funcionários da Baxter no mundo todo se apoiam no rico legado de descobertas médicas da empresa para avançar a próxima geração de inovações em cuidados de saúde que permitam o tratamento dos pacientes.