Compreendendo a Doença Renal

As informações fornecidas não têm o objetivo de substituir o cuidado médico. Um profissional de saúde credenciado deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de toda e qualquer condição médica.

Nesta página:

Compreendendo a Doença Renal

A maioria das pessoas nasce com dois rins, cada um do tamanho de um punho fechado. Eles estão localizados dos dois lados da coluna, logo acima do cóccix. Cada rim pesa apenas 113 gramas, mas tem um papel importantíssimo e crítico na sua saúde. Quando o funcionamento do seu rim começa a falhar, você precisa ser encaminhado e tratado por um especialista em rim. Seus rins são órgãos vitais. Pense neles como os limpadores de seu corpo: filtram os resíduos, toxinas e fluidos excedentes do sangue. Este, por sua vez, flui para seus rins através das artérias renais e sai pelas veias renais. Renal é o termo médico que significa “relacionado com os rins”. Todo dia, os rins produzem em torno de 1 a 2 litros de urina, que contém resíduos e fluidos excedentes. A urina sai dos rins através de tubos chamados ureteres e é mantida na bexiga. Depois, deixa a bexiga através de outro tubo, chamado de uretra, quando você urina. Isso é chamado de sistema urinário.

Topo

Sintomas da Insuficiência Renal

Em alguns pacientes os rins tornam-se comprometidos e são incapazes de desempenhar suas funções normais. Você pode estar com o rim comprometido e nem perceber. Por isso a doença renal é frequentemente chamada de doença silenciosa. Apenas quando o rim está gravemente comprometido é que você vai se sentir doente. Na maioria dos pacientes as doenças renais afetam ambos os rins. Quando sua função renal está abaixo de 15% a 20% você pode começar a sentir sintomas como sensação de cansaço ou fraqueza ou perda de apetite. Então você precisará de algum tipo de tratamento para substituir algumas das funções de um rim saudável. Monitorar sua função renal é muito importante para saber qual é a velocidade do desenvolvimento de sua doença. Você e seu médico (nefrologista) serão capazes de dizer como sua condição está se desenvolvendo ao monitorar os seguintes exames:

  • Creatinina sérica – Um exame de sangue que mede a quantidade de creatinina, um resíduo encontrado no sangue. Um nível mais alto no sangue significa que os rins estão removendo menos resíduos do corpo.
  • Taxa de filtração glomerular – Uma medida da função renal calculada com a coleta de urina. Isso determina como seus rins estão filtrando os resíduos. Um número mais baixo significa que sua função renal está piorando. A taxa de filtração glomerular também pode ser estimada por equações que usam creatinina sérica, idade, raça, sexo e peso corporal. As equações mais comuns são a fórmula de Cockroft-Gault e a fórmula de Modificação da Dieta na Doença Renal (MDRD, na sigla em inglês).

Os resultados desses exames ajudarão seu médico a decidir que medidas adotar para manter você o mais saudável possível.

Topo

Diabetes e Doença Renal

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença que provoca alto nível de glicose (açúcar) no sangue. Normalmente seu corpo transforma os carboidratos que você ingere em glicose. Seu sangue carrega a glicose para as células, onde é usada como energia ou armazenada para ser usada mais tarde. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a glicose a se mover do sangue para as células. Se você tem diabetes, ou seu pâncreas não produz mais insulina suficiente, ou a insulina que ele produz não chega às células, portanto seu corpo não consegue transportar a glicose do sangue para as células e então ela se acumula. Quando os níveis de glicose no seu sangue permanecem altos, a glicose excedente afeta muitas partes de seu corpo. Altos níveis de glicose no sangue podem comprometer os pequenos vasos sanguíneos dos rins de forma que estes não conseguem mais remover fluidos e resíduos. Muitas pessoas com diabetes também têm pressão alta.

Diabetes é uma das causas mais comuns de doença renal. Se o diabetes não for tratado por um período muito longo, você poderá desenvolver complicações e uma dessas complicações pode ser a doença renal.

Nefropatia diabética é o termo médico para o dano renal causado pelo diabetes. Pode demorar 20 anos ou mais até que uma pessoa com diabetes desenvolva doença renal.

Topo

Pressão Arterial Alta e Doença Renal

Geralmente a pressão alta não causa sintomas durante muitos anos. Você pode até não saber que a tem. Na verdade, muitas vezes ela é descoberta em consulta a um médico por alguma outra razão. Pressão arterial alta não pode ser diagnosticada com apenas uma medição da pressão. A pressão normal é menor do que 120/80 mmHg. Se sua pressão arterial permanecer mais alta do que 130/85 mmHg em dois dias ou mais, você deve consultar um médico.

Muitos dos novos casos de insuficiência renal a cada ano são causados por pressão arterial mais alta do que o normal, também conhecida como hipertensão. A pressão arterial alta sem controle pode causar doença renal e também fazê-la progredir mais rapidamente. Doença renal também pode causar pressão arterial alta.

Topo

Outras Causas

Outras condições que podem levar à insuficiência renal incluem glomerulonefrite devido à inflamação ou comprometimento das unidades filtradoras do rim, doenças hereditárias como doença renal policística, lúpus e outras condições que afetam o sistema imunológico do corpo, obstruções que incluem pedras nos rins, tumor ou aumento da próstata, infecções e alguns medicamentos.

Topo

Tratamentos para Insuficiência Renal

Os dois tratamentos usados quando os rins falham são a diálise e o transplante. O tratamento com diálise que pode ser feito em casa ou em uma clínica remove fluidos excedentes e resíduos de seu corpo. Transplante de rim significa receber um novo rim para substituir seus rins comprometidos. Tanto a diálise quanto o transplante são tratamentos efetivos para insuficiência renal. Se você não fizer nada, sua saúde continuará a piorar. Se não tratada, a insuficiência renal pode levar à morte.

Diálise

Diálise Peritoneal

Com a Diálise Peritoneal (DP), resíduos, toxinas e fluidos são removidos de seus rins usando um filtro natural do seu corpo chamado de membrana peritoneal. A DP pode ser feita durante o dia ou à noite.

Leia Mais


Hemodiálise

A hemodiálise é uma opção para pacientes com doença renal que decidem fazer o tratamento em uma unidade de diálise de uma clínica ou hospital, em vez de fazê-lo em casa. Se você escolher a hemodiálise em uma clínica como opção de tratamento, você terá que ir à clínica ou ao hospital de 3 a 4 vezes por semana por aproximadamente 4 horas cada vez. Hemodiálise é o processo de remoção de resíduos e excesso de fluidos fora do corpo. O sangue é removido de seu corpo e bombeado por uma máquina através de um dialisador


Leia Mais

Transplante de rins

O transplante de rim é uma cirurgia realizada por um cirurgião na qual um rim saudável de outra pessoa (doador) é colocado no seu corpo para substituir seus rins que não funcionam mais.

Leia mais

Algumas coisas que você pode fazer para proteger seus rins

  • Mantenha contato e converse com seu médico
  • Conheça sua doença renal
  • Adote uma postura ativa em relação a sua saúde
  • Faça perguntas
  • Discuta todos os medicamentos, mesmo os sem prescrição, com seu médico.
  • Tome todos os medicamentos conforme prescritos
  • Se você tem diabetes, mantenha o nível de açúcar no sangue sob controle tomando seus medicamentos, cuidando de sua dieta e monitorando seu nível de açúcar.
  • Faça exercícios com aprovação de seu médico
  • Se você tem pressão alta, verifique-a regularmente. Tome seus medicamentos, mesmo que esteja se sentindo bem.
  • Siga instruções nutricionais especiais