Diálise Peritoneal

As informações fornecidas não têm o objetivo de substituir o cuidado médico. Um profissional de saúde credenciado deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de toda e qualquer condição médica.

Nesta página:

O que é Diálise Peritoneal (DP)

A Diálise Peritoneal (DP) filtra seu sangue e remove fluidos excedentes usando um dos filtros naturais de seu próprio corpo, a membrana peritoneal. A membrana peritoneal é o revestimento que circunda o peritôneo, ou cavidade abdominal, que contém seu estômago, baço, fígado e intestinos. Uma solução de Diálise Peritoneal (DP) é colocada no peritôneo. A membrana peritoneal filtra os resíduos e fluidos de seu sangue para a solução. A solução que contém os resíduos é drenada de seu peritôneo após várias horas e substituída por uma solução limpa. Este processo é chamado de troca. Um enfermeiro experiente em Diálise Peritoneal (DP) irá treiná- lo para realizar a diálise peritoneal na unidade de diálise como paciente ambulatorial. Uma vez treinado, você deverá retornar à clinica pelo menos uma vez por mês , ou conforme solicitação do seu médico ou enfermeiro.

Topo

Cateter de Diálise Peritoneal

Um pequeno tubo flexível chamado cateter é colocado através da parede abdominal para o interior da cavidade peritoneal. O cateter é chamado de acesso porque fornece uma maneira de colocar a solução de Diálise Peritoneal (DP) no interior do peritôneo. A solução flui para dentro e para fora da cavidade peritoneal através do cateter. O cateter é colocado através de uma pequena intervenção cirúrgica ambulatorial. A abertura do cateter cicatrizará durante algumas semanas antes de iniciar a diálise. Normalmente o cateter não dói e permanece no local ao longo do tempo da Diálise Peritoneal (DP).

Topo

A Troca

Como a Diálise Peritoneal (DP) afeta seu estilo de vida?

A maioria das pessoas aprecia a flexibilidade e a independência que se tem com a Diálise Peritoneal (DP). Seu nutricionista pode ajudar você a controlar sua dieta. É muito importante seguir o plano de alimentação recomendado por seu nutricionista para evitar desnutrição. Além disso, uma dieta pobre pode causar depressão, cansaço e uma qualidade de vida prejudicada. Pessoas em Diálise Peritoneal (DP) podem levar uma vida normal. É fácil ajustar o esquema de tratamento de acordo com seu trabalho, escola ou planos de viagem porque você é o responsável pelo seu próprio tratamento.

Topo